​CURSO AUDIO COMPLETE ONLINE

Tudo o que você precisa saber sobre o dinâmico mundo do áudio e suas ferramentas, que vão desde os fundamentos básicos do áudio e da acústica passando pelas peculiaridades do áudio analógico e digital, bem como tudo sobre cabeamento, linhas, periféricos, hardware e software, projeto acústico de salas, equalizadores, compressores, reverbs, microfones, técnicas, dicas e soluções tanto para estúdios como para som ao vivo.

Mairo Vergara
LUIGGI GRANIERI
PROFESSOR

Engenheiro civil com várias habilitações em engenharia mecânica, especializado em Áudio e Acústica e músico formado no Conservatório 
do Brooklin com licenciatura plena em música na FCG. Membro permanente da Audio Enginnering Society, com MBA em Gestão Estratégica na FGV, 
foi professor em várias conceituadas escolas como EMT, AQUIJAZZ MUSIC SCHOOL dentre muitas outras. Foi proprietário do Estúdio Estação 49, 
já executou centenas de projetos residenciais, comerciais e industriais, 
tendo produzido mais de 100 CDs, diversas bandas, jinglers, além de trilhas sonoras para Teatro, TV e Cinema.

CRONOGRAMA DO CURSO:

Módulo 1 (Fundamentos)
Aula 1

Fundamentos básicos do som

De onde vem o nome áudio?

O que é som?

Formas de Transmissão Sonora

Propriedades Físicas do Som

Como ouvimos

Propagação do Som

Propriedades das Ondas Sonoras

Frequência

Amplitude

O DeciBell / SPL

Intensidade e Pressão Sonora

Escalas Logarítmicas

Lei dos 3 e 6dB

Soma de Pressões sonoras idênticas.

Comparação SWL x SIL x SPL

Potência Sonora, Intensidade e Pressão

Soma de Pressões sonoras não idênticas

Velocidade do Som e Delay

Fase

Cancelamento e Acoplamento de Fases


Comprimento de Onda.

Módulo 1 (Fundamentos)
Aula 2

Conteúdo Harmônico e Timbre

Ondas Sonoras Simples

Ondas Complexas e seus Harmônicos

Timbre

Harmônicos e Sub Harmônicos

Regiões das Frequências

Frequências e Denominação das Regiões

Altura Tonal x Frequências

Timbres e Regiões de Equalização

Ouvido Humano

Anatomia do Ouvido

Níveis de Pressão Sonora

Equal Loudness Contour - Fletcher e Munson

Curvas de Ponderação A, C e Flat​

Módulo 1 (Fundamentos)
Aula 3

Ondas Sonoras no Meio / Acústica Básica Reflexão do som
Refração do som
Transmissão do som - Princípios de Tratamento Acústico
Absorção do som - Princípios de Tratamento Acústico
Materiais Absorvedores - Menbranas e Porosos
Difração do som
Difusão do Som
Tipos de Salas / Tratamento Acústico
Echo e suas características
Flutter Echo e Dispersão
Efeitos Hass, Audio Binaura e Surroundl
Mscaramento Sonoro
Ruídos sonoros
Efeito Doppler
Resposta de Frequência Resposta de Frequência
Envelope ADSR Envelope - ADSR​​

Módulo 2 (Áudio Analógico e Digital)
Aula 1

Áudio Analógico e Digital 
Áudio Analógico - Conceitos e Cadeia de Sinal
Áudio Digital - Conceitos e Cadeia de Sinal
Conversão AD/DA
PCM
Sample Rate
Alising
Frequência de Foldover e Teorema de Nyquist
Sample Rate x Frequência de Gravação
Sample rate x Harmônicos
Bit Rate ou Profundidade de Bits
Relação Sinal Ruído
Bit rate x Relação Sinal Ruído e
Formatos digitais básicos para Mídias​

Módulo 2 (Áudio Analógico e Digital)
Aula 2

Áudio Digital
Erro de Quantização
Clock
Jitter
Clipping
Dither
Noise Shaping
Multiplexadores (TDM)
Formatos digitais para Mídias
Codecs de Audio / PCM, WAV, AIFF, CDDA
Formatos de Compactação de Audio
Compressão sem perda / FLAC, M4A e etc.
Compressão com perda / MP3, AAC, OGG e etc.
Formatos Áudio para Surround
Dolby, DTS, PCM STEREO
Dolby True HD, DTS HD Master, PCM SURROUND
Cabos Digitais
Edição Digital​​

Módulo 2 (Áudio Analógico e Digital)
Aula 3

Áudio Digital 
Interfaces de Áudio
História das Interfaces
Tipos de Interfaces de Audio
Diagrama de Blocos
Clock
Que interface escolher​​

Módulo 3 (Acústica de Estúdios)
Aula 1

Acústica para Estúdios
Critérios para Projetos de Estúdios
Cálculos Modais - Room Modes
Ondas Estacionárias
Frequência da Schroeder
Princípios da Reverberação
Pré Delay
Early Reflexions
RT60
Coloração da Reverberação​​

Módulo 3 (Acústica de Estúdios)
Aula 2

​Acústica para Estúdios
Isolamento x Tratamento Acústico
Cálculos Simplificados de RT60 e Coloração
Materiais de Tratamento Acústico
Difusores QRD, PRD, Waveline e etc.
Elementos Policilindricos
Ressonador de Helmholtz
Bass Traps​

Módulo 3 (Acústica de Estúdios)
Aula 3

Acústica para Estúdios 
Isolamento Acústico
Formas de transmissão sonora
Sistemas construtivos de divisórias
Visores e Portas Acústicas
Box in "a" box
Pisos e Forros Flutuantes
STC x NC x RW e etc
Tipos de Salas / Tratamento Acústico
Medição de uma Porta Acústica

Módulo 4 (Cabeamento e Conexões) Aula 1

Cabeamento, linhas, Dis e Reamps
Conexões Analógicas e Digitais
Linhas Balanceadas e Desbalanceadas
XLR, TRS, TS, RCA, MIDI, Mini Jack e etc.
Impedância
Dis e Reamps
THD e IMD
Noise Floor
Cross Talk
EIN

Módulo 4 (Elétrica e Hardware) 
Aula 2

​Elétrica Básica - Cuidados e Aterramento
Humming
Aterramento
Condicionamento de Energia
Configurações de Estúdios
Visão Geral de Equipamentos de Estúdio Parte 1
Controladores

Módulo 4 (Sistemas e Mixers)
Aula 3

Tipos de Sistemas de Vários Portes
Dimensionamento de Sistemas
Tipos de Salas
Visão Geral de Equipamentos de Estúdio Parte 2
Gravação Digital Linear e Não Linear
Patch Bay
Mixers Analógicos e Digitais​​
Outros Equipamentos de Rack

Módulo 5 (Processadores EFX e Hardware) Aula 1

​Pré Amplificadores
Conexões Básicas e Cadeia de Sinal
Equalização Paramétrica
Largura de banda, Filtros e Aplicações
Equalização Gráfica e Conceitos de Alinhamento de Sistemas
PAN e BAL
Noise Floor

Módulo 5 (Processadores EFX e Hardware) Aula 2

Compressores
Limiters
Gates
Treshhold
Ratio
Atack
Release
Side Chain
Audio Ducking
Insert EFX
Compressão Multibanda

Módulo 5 (Processadores EFX e Hardware) Aula 3

Reverb
Pré Delay
Ambiência RT60
Decay Time
Damping
Mix Levels
Send e Return EFX
Echo Dalay
Difusão

Módulo 5 (Processadores EFX e Hardware) Aula 4

Efeitos Phase, Chorus e Flanger
Rotary Speaker
Distorção, Buster e Fuzz
Pré e Power Valvulados
Aural Exciters, Sonic Maximizer e Hardwares
Conexões Analógicas e Digitais

Módulo 6 (Monitoração)
Aula 1

Monitoração de Estúdio
Tipos e Funções de Speakers
Localização de Monitores
Fones de Ouvido
In Ears

Módulo 7 (Microfones)
Aula 1

Microfones Parte 1
Tipos de Microfones
Phantom Power
Padrões Polares
Aplicações Multi Pattern
Microfones Clássicos
Kits de Bateria​

Módulo 7 (Microfones)
Aula 2

Microfones Parte 2
Resposta de Frequência
DirectividadeEfeito Proximidade
Sensibilidade
Nível Maximo de Pressão Sonora
Nível de Ruído
Impedância
Aplicaçoes
Tipos de Monitoração
Shock Mount
Anti Pop

Módulo 8 (Técnicas de Microfonação)
Aula 1

Aulas Quinzenais ao Vivo

A cada 15 dias temos aulas com a turma para tirar dúvidas, demonstração de casos e contato direto com o professor durante a vigência do curso.

Grupo no Whatts App 

Convite para participar de um seleto grupo somente destinado a alunos do curso para troca de experiências, dúvidas e networking. 

Bônus em Vídeo

Acústica
ADSR
Audio Analógico e Digital
Cabeamento
DLS
Interfaces
Medição de Portas
Ondas Sonoras
Ouvido Humano
Resposta de Frequência
Reverb
Série Harmônica

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